quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um pouco mais sobre a REASul




Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASul) foi criada em abril de 2002, e fortaleceu-se com a aprovação do Projeto Tecendo Redes de Educação Ambiental na Região Sul financiado pelo Ministério do Meio Ambiente - MMA, por meio do Fundo Nacional do Meio Ambiente - FNMA. A REASul é uma rede social resultante da articulação coletiva de pessoas e instituições com objetivos compartilhados que conectam presencial e virtualmente educadores, pesquisadores, gestores de políticas públicas, técnicos e participantes de ONGs, OSCIPs e movimentos sociais.

O projeto foi desenvolvido por 5 instituições gestoras:
*UNIVALI - Itajaí/SC
*FURG - Rio Grande/RS
*NEA-Florianópolis/SC
*CEPSUL - Itajaí/SC
*MATER NATURA - Instituto de Estudos Ambientais - Curitiba/PR.

A REASul, como um dos elos da REBEA - Rede Brasileira de EA busca também a formação, ampliação e fortalecimento de instituições-elo e de redes estaduais e redes temáticas, nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Desde sua criação, a gestão compartilhada e planejamento participativo da rede é realizado pelas instituições-elo que formam a Comissão de Gestão Participativa (CGP) da REASul, e pela Secretaria Executiva da rede, instalada na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, junto ao Programa de Mestrado em Educação, Grupo de Pesquisa Educação, Estudos Ambientais e Sociedade (GEEAS).

As ações da CGP e Grupos de Trabalho( GT)  buscam fortalecer a comunicação, a inserção da dimensão socioambiental nas práticas educativas e sociais e contribuir com a difusão dos objetivos e princípios da Educação Ambiental contidos em documentos no Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global (FÓRUM DAS ONGS, 1992), Carta da Terra, Lei 9795/99 e Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).

Por meio de suas instituições-elo a REASul promove e apoia a realização de Cursos,  Oficinas de formação de facilitadores para redes, Atualização e Aperfeiçoamento em EA e gerenciamento ambiental para docentes, gestores de políticas públicas e participantes de ONGs e movimentos sociais. Também apoia e realiza de encontros, Seminários, dos Colóquios de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul (CPEASul) e discussões em Grupos de Trabalho (GT), de forma presencial e através de listas eletrônicas e fóruns de discussão.

O site também é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) cooperativa em EA para difusão de informações (notícias, eventos), conhecimentos, práticas educacionais e difusão de metodologias em EA.
Se você ou sua instituição querem participar da rede acesse o site contato com um dos elos mais próximos, divulgando suas ações ou da sua instituição  no campo da Educação Ambiental.

Vamos tecer juntos essa rede!

Comissão de Gestão Participativa da REASul
Secretaria Executiva da REASul
Universidade do Vale do Itajaí
Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação
Secretaria Executiva da REASul
Rua Uruguai, 458, Bloco 29, quarto andar
Bairro Centro - CEP 88302-202 - Itajaí -SC - Brasil
Fone: (0xx47) 33417516 - fax -(0xx47) 33417822
e-mail: secreasul@univali.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário