sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CEA também participará do V CPEASul/ IV EDEA


CEA: em 2013, 30 anos o coletivo pela sustentabilidade!!

O Centro de Estudos Ambientais (CEA) é a primeira organização não governamental (ONG) ecológica do sul do Rio Grande do Sul. Foi legalmente instituída em 18 de julho de 1983, em Rio Grande. No início dos anos 90, o CEA estabeleceu um escritório regional em Pelotas. Tem atuação prioritária no Pampa e Mata Atlântica.

O CEA prioriza a cooperação com instituições locais ou não, por considerar que os ecossistemas se espalham para além dos políticos arbitrários, requerendo uma aliança entre diversos agentes para implantação de medidas de cuidado ecológico.

A exemplo da nova configuração dos movimentos sociais emergentes na década de 80, o CEA foi constituído inicialmente (e mantém esse perfil até hoje) por pessoas preocupadas, não só com as conseqüências sociais e ecológicas negativas resultantes do modelo de vida urbano/industrial hegemônico no planeta, mas também com a retomada da democracia e o exercício da cidadania.

Outra característica definidora do perfil do CEA é a ausência de busca de lucro e muito. Seus membros, na maioria das situações, colaboram de forma  voluntária e sem contrapartida financeira
pelo seu envolvimento em ações e projetos.

Na   mesma direção,o CEA  não é aceita contribuição financeira, de nenhuma natureza, de pessoas jurídicas, salvo eventuais ações de cooperação com o Poder Público. Assessorias técnicas ou prestação de serviços de cunho ambiental/ecológico não são objetos de prática pelo CEA. Nossas ações têm como fim a colaboração na construção de políticas públicas ecológicas.

Por fim, o CEA objetiva compreender a complexidade das relações subjetivas sociais e ambientais estabelecidas, proporcionando através de trabalhos institucionais de políticas públicas e/ou projetos, ativismos e ações a garantia de espaços que venham discutir, criar e sustentar uma nova realidade socioambiental, não antropocêntrica. O CEA também busca fomentar o processo de construção da autogestão das comunidades, organizando de forma sistemática, alternativas ao modelo de degradação social e ambiental, notadamente através da educação e do direito ambiental.

Contatos:
Email: ongcea@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário