Histórico

A primeira edição do Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul – CPEASul foi realizada em setembro de 2003 na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, na cidade de Itajaí, Santa Catarina, no II Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental (II SSBEA). Promovida pelos PPGE da UNIVALI e PPG Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental da Universidade Federal de Rio Grande, envolveu 250 participantes. Os 11 artigos dos convidados foram debatidos em 5 eixos temáticos e publicados no livro “Pesquisa em Educação Ambiental: pensamentos e reflexões de pesquisadores em Educação Ambiental” (TAGLIEBER & GUERRA, 2004).


O II CPEASul foi realizado de 4 a 7 de outubro de 2004 na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI – Campus de Erechim, durante o III Simpósio Gaúcho de Educação Ambiental (III SIGEA). Os trabalhos convidados e das conferências e mesas-redondas do III SIGEA foram publicados no livro “Educação Ambiental e compromisso social: pensamentos e ações” (ZAKRZEVSKI & BARCELOS, 2004).


O III CPEASul foi realizado de 3 a 5 de novembro de 2008 na Universidade Luterana do Brasil - ULBRA em Canoas, RS, integrado à programação  do XV Simpósio Sulbrasileiro de Ensino de Ciências – SSBEC. Foram 103 participantes, dentre os quais pesquisadores e estudantes da Pós-Graduação de 15 universidades - sendo duas da região Norte (UERR e UNIVIRR de Roraima) e uma da região Nordeste (UFPb), 4 Centros Universitários, 2 escolas Agrotécnicas, o SENAC, além de professores do ensino fundamental da região metropolitana de Porto Alegre. Os artigos foram publicados na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental da FURG (v. especial, dezembro de 2008), sob a coordenação de Antonio Fernando S. Guerra (UNIVALI), Isabel Cristina de Moura Carvalho (ULBRA) e Humberto Calloni (FURG).


Já a última edição do CPEASul, a IV, ocorreu no campus de Balneário Camboriú, Santa Catarina, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí - Univali, no período de 23 a 25 de setembro do ano 2010 e contou com a temática: “Diálogos sobre sustentabilidade: desafios aos educadores frente às mudanças climáticas” e ainda fez parte das comemorações dos 10 anos do Programa de Mestrado Acadêmico em Educação – PPGE, da Univali. Vale destacar o público de mais de 500 pessoas de diferentes cidades da região.


As mesas dos Grupos de Trabalho foram organizadas em co-participação com os seguintes Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul que atuam no campo educacional e ambiental: Universidade Federal de Rio Grande (FURG); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Universidade do Oeste Catarinense (UNOESC - Joaçaba); Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFS); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUI; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, dentre outras dos três Estados do Sul.


O evento contou com o apoio da FAPESC e os seguintes apoios: Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, por meio da Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação – CGEA – MEC, Diretoria de Educação Ambiental – DEA – MMA; GT de Educação Ambiental da ANPED; WWF Brasil; Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental – REASul; Projeto Sala Verde; Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI), Fundação de Meio Ambiente de Itajaí (FAMAI); Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Balneário Camboriú; Projeto Piava; Itaipú Binacional; Rede Linha Ecológica e Rede Paranaense de Educação Ambiental.




O Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental - EDEA surgiu da iniciativa dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – PPGEA/FURG, que sentiram a necessidade de refletir sobre o quefazer do educador ambiental.


A relação entre teoria e prática da pesquisa em EA e a reflexão acerca do papel do educador diante dos acontecimentos ambientais, foram temas da primeira edição do evento, que ocorreu de 15 a 31 de outubro de 2008, reunindo docentes e discentes do PPGEA, o Núcleo de Estudos e Monitoramento Ambiental (NEMA) e representantes do Ministério do Meio Ambiente. O encontro possibilitou a discussão sobre o processo de constituição dos educadores e pesquisadores ambientais, incitando a reflexão sobre a sintonia entre as demandas da crise ambiental e os fundamentos do Programa.


Em 2010 foi realizado o II EDEA com a proposta de repensar resultados teóricos e práticos do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, a fim de aprimorar a qualidade da formação de discentes e docentes. Os resultados do I e II EDEA foram de significativa importância para a continuidade da construção qualitativa do PPGEA, visto que tanto a comunidade docente quanto a coordenação do Programa, posicionaram-se disponíveis para as reestruturações que permitissem a confluência de compreensões e ações com a complexidade demandada pela crise ambiental vigente.


Na sua última edição, o EDEA ocorreu de 11 a 14 de maio de 2011, no CIDEC-SUL, do Campus Carreiros da FURG. A temática do evento, Semeando Ideias, Colhendo Diálogos foi um convite ao diálogo continuado, que transcenda o espaço universidade para ser colhido no dia-a-dia das relações ambientais. O evento contou com a participação de mais de 400 ouvintes, com apresentações orais de 68 trabalhos e 70 pôsteres, resultando em um livro já publicado e em um livro de anais com mais de 800 páginas, material disponível online.


Como proposta central, destaca-se a discussão dos saberes-fazeres, dos fundamentos da Educação Ambiental e, ao mesmo tempo, do métier, da práxis, da/o educador/a ambiental em constituição. Por isto, a edição de 2011 foi estruturada de forma bastante abrangente. Ao longo destes intensos turnos de atividades, foram aglutinadas inúmeras perspectivas de trabalho e construção do conhecimento que abordam a categoria meio ambiente, desde grupos de geração de trabalho e renda à apresentações musicais. Pode-se dizer que a proposta foi bastante ousada e procurou oportunizar o diálogo entre as diferentes manifestações culturais que contemplem a interação entre os sujeitos e o meio natural, a partir da compreensão do meio ambiente enquanto matriz, buscando o alargamento do espectro de ação do Programa para a construção de uma sociedade sustentável.