Normas


 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A SUBMISSÃO EM AMBAS AS
MODALIDADES:
COMUNICAÇÃO ORAL (ARTIGO) E BANNER (RESUMO EXPANDIDO)
1. Para a apresentação de trabalho na modalidade de apresentação oral (artigo) exige-se a titulação mínima de graduação. Para a apresentação na modalidade banner (resumo expandido) não se exige titulação mínima. Serão aceitos até dois trabalhos (apresentação oral ou banner) por autor, mas somente um na condição de autor principal, o qual deverá fazer a submissão do arquivo na plataforma do evento. O eventual segundo trabalho deverá ser necessariamente em coautoria. O trabalho deverá ser apresentado em local, datas e horários constantes na programação a ser oportunamente divulgada, no blog do evento. O apresentador do mesmo deverá estar indicado com o nome sublinhado na identificação do trabalho.
2. Serão aceitos trabalhos de acordo com um dos Grupos de Trabalhos informados, resultantes de pesquisas concluídas ou com resultados parciais, pesquisas em andamento e relatos de experiências.
3. Para submeter o seu trabalho, atente à metodologia utilizada pelo sistema de submissões do evento. Para realizar a sua submissão, apresente dois textos, um com identificação e vínculos institucionais e ou outro sem qualquer forma de identificação. O nome dos arquivos deve conter o título do trabalho seguido da expressão “identificado” ou “não identificado”, conforme o caso.
No corpo do texto submetido intitulado “não identificado” não poderá ter qualquer forma de identificação de seu(s) autor(es), sob pena de desclassificação do trabalho.
Já no arquivo intitulado “identificado”, devem constar os dados de identificação do autor e coautores, com nome sublinhado do responsável pela apresentação no evento. Estes deverão ser lançados abaixo do título, alinhados à direita. Os dados de identificação são (para todos autores/coautores): nome completo, titulação acadêmica máxima e IES (e U.F.) da titulação, IES de vinculação (se houver) e endereço eletrônico.

4. Os trabalhos serão submetidos à avaliação da Comissão Científica, sendo considerados como critérios de aceitação: a qualidade da pesquisa, a profundidade do tema proposto, a aderência ao GT escolhido, a clareza no desenvolvimento do tema e a sua estrutura. Após enviados, os trabalhos não são passíveis de substituição e/ou modificações. A divulgação do resultado da avaliação dos trabalhos ocorrerá até o dia 10/09/2012 no blog oficial do evento.
5. Os trabalhos submetidos e aceitos nas modalidades apresentação oral (artigo) e banner (resumo expandido) serão publicados nos anais do evento, em meio eletrônico, formato e-book, a serem publicados no blog do evento, em data a ser anunciada neste mesmo meio. 
6. Os trabalhos serão cedidos sem custo ao evento, que poderá publicá-los com menção dos nomes dos respectivos autores e coautores. A aprovação pela Comissão Científica do evento implica na cessão automática de direitos autorais, cuja publicação fará menção dos respectivos autores e coautores.
7. A revisão ortográfica e demais componentes do texto são de inteira responsabilidade dos/das autores/as. O trabalho será publicado exatamente como recebido na plataforma, sem possibilidade de alteração do mesmo após o envio do arquivo.



Orientações especiais de submissão para a modalidade APRESENTAÇÃO ORAL:

1. O trabalho submetido para a categoria apresentação oral deverá ter a forma de artigo, com a problemática anunciada e desenvolvida, considerações finais e referências, levando-se em consideração um dos GT’s propostos pelo evento;

2. Para submeter o seu trabalho, atente à metodologia utilizada pelo sistema de submissões do evento. Para realizar a sua submissão, apresente dois textos, um com identificação e vínculos institucionais e outro sem qualquer forma de identificação do autor. O nome dos arquivos deve conter o título do trabalho seguido da expressão “identificado” ou “não identificado”, conforme o caso. No corpo do texto submetido intitulado “título do trabalho -não identificado” não poderá ter qualquer forma de identificação de seu(s) autor(es), sob pena de desclassificação do trabalho;
3. O artigo deverá seguir as orientações gerais e ser adaptado ao modelo: (título centralizado em letras maiúsculas e negrito; fonte Arial 12; e em língua portuguesa e inglesa), resumo (justificado; fonte Arial 12; e em língua portuguesa e inglesa) e três palavras-chave (justificado; fonte Arial 12; e em língua portuguesa e inglesa); texto desenvolvido de 8 a 10 páginas; referências.
4. A formatação do artigo deverá seguir as seguintes orientações:
4.1. Configuração das páginas: papel formato A4 (297mm de altura e 210mm de largura); margens de 3 cm (esquerda e superior) e de 2cm (direita e inferior);
4.2. Configuração de texto: fonte do tipo Arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 e recuo do parágrafo 1,25;
4.3. Configurações gerais: título e subtítulos devem estar separados por um espaço e sem margem de parágrafo no texto. O texto pode conter ilustrações, gráficos e tabelas com as fontes devidamente identificadas, limitados ao número máximo de 3 (três). As citações e bibliografias devem estar em conformidade com as normas da ABNT vigentes.

Informações quanto à apresentação dos trabalhos no dia do evento:
ü  Tempo estimado de apresentação: 20 minutos;
ü  Tempo estimado para perguntas ou discussão: 5 minutos;
ü  A apresentação do trabalho se dará em formato de roda de diálogo
ü  Em caso de coautoria, o trabalho deverá ser apresentado pelo autor previamente indicado com sublinhado na identificação do artigo;
ü  O local, dia e horário da apresentação serão oportunamente informados no site do evento.





Orientações especiais de submissão para a categoria BANNER:

1. O trabalho submetido para a categoria banner deverá ter a forma de resumo expandido, com introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências, levando-se em consideração um dos Eixos Temáticos propostos pelo evento.

2. Para submeter o seu trabalho, atente à metodologia utilizada pelo sistema de submissões do evento. Para realizar a sua submissão, apresente dois textos, um com identificação e vínculos institucionais e ou outro sem qualquer forma de identificação do autor.

O nome dos arquivos deve conter o título do trabalho seguido da expressão “identificado” ou “não identificado”, conforme o caso. No corpo do texto submetido intitulado “título do trabalho - não identificado” não poderá ter qualquer forma de identificação de seu(s) autor(es), sob pena de desclassificação do trabalho.

Já no arquivo intitulado “título do trabalho - identificado” deve constar os dados de identificação do autor e coautores, com nome sublinhado do responsável pela apresentação no evento, deverão ser lançados abaixo do título, alinhados à direita. Os dados de identificação são (para todos autores/coautores): nome completo, titulação acadêmica máxima e IES (e U.F.) da titulação, IES de vinculação (se houver) e endereço eletrônico.

3. O trabalho deverá ter de 03 (três) a 05 (cinco) páginas.

4. A formatação do resumo expandido deverá seguir as seguintes orientações:

4.1. Configuração das páginas: papel formato A4 (297mm de altura e 210mm de largura); margens de 3 cm (esquerda e superior) e de 2cm (direito e inferior);
4.2. Configuração de texto: fonte do tipo Arial, parágrafo único, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5;
4.3. Configurações gerais: o resumo deverá conter título (título centralizado em letras maiúsculas e negrito; fonte Arial 12; em língua portuguesa e inglesa) e três palavras-chave (justificado; fonte Arial 12; e em língua portuguesa e inglesa). Cada item e subitem devem estar separados por um espaço e sem margem de parágrafo no texto.
4.4. O texto pode conter ilustrações, gráficos e tabelas com as fontes devidamente identificadas, limitados ao número máximo de 3 (três). As citações e bibliografias devem estar em conformidade com as normas da ABNT vigentes.


Informações quanto à apresentação dos trabalhos no dia do evento:
ü  Tamanho padrão: 0,90m (largura) x 1,20m (altura). O texto e as imagens devem ser legíveis e/ou visíveis a uma distância de 1 metro;
ü  A impressão do painel poderá ser em lona, plastificado ou papel, ou elaborado em materiais alternativos e/ou reutilizados, sendo adequada à utilização de cordonete para a fixação do banner. O formato geral de texto deve contemplar todos os itens de um trabalho científico;
ü  A sua colocação e a retirada é de inteira responsabilidade do apresentador. O banner deverá ser fixado pelos autores responsáveis no local indicado uma hora antes de sua apresentação, em dia e horário a serem oportunamente informados no blog oficial do evento e permanecer durante o período de exposição indicado na programação do evento;
ü   O tempo de apresentação aos pareceristas indicados pela Comissão Científica do evento e demais interessados será de cerca de 10 minutos;
ü   A Comissão Organizadora passará por todos os banners para conferir autores e apresentadores para certificação de apresentação dos trabalhos.